Concurso de ideias pela sustentabilidade

Problemas ambientais do concelho de Faro: identificar para intervir e viver melhor (nome provisório)

Os objetivos do projeto

Promover a participação dos alunos nas tomadas de decisão relativas ao ambiente em articulação com práticas de educação ambiental

Escola Sec. João de Deus | Faro

Descrição

Os alunos foram motivados para observarem o espaço escolar e local e reflectirem sobre os problemas diagnosticados, tentando encontrar formas/sugestões de resolução/mitigação. Os trabalhos já realizados e em processo de realização abordam problemas do conselho (e.g. Morte de Bivalves na Ria Formosa; espaços verdes da cidade; acessibilidades à Praia de Faro; Espaço envolvente da doca de faro. Outros trabalhos são dirigidos e de intervenção directa na comunidade escolar tais como: desperdícios alimentares na cantina escolar; utilização de produtos nacionais/locais na cantina; estratégias de sensibilização da comunidade escolar para a poupança de recursos...). As metodologias incluem realização de inquéritos, entrevistas, reportagens fotográficas etc.Os produtos esperados incluem publicação de artigos para o Jornal escolar, propostas concretas dirigidas ao orgão de gestão e realização de campanhas de sensibilização/formação na comunidade escolar.

Envolvimento dos alunos

Trabalho curricular integrado na disciplina de Projectos em Ambiente e Biologia (12º ano)

Grau de ensino dos alunos envolvidos: .

Ações/Atividades

Realização de trabalhos temáticos de investigação/Trabalhos de campo Elaboração de cartazes Elaboração de fornos solares Execução de instalação artística Campanhas de sensibilização (e.g. Zero lixo)

Recursos

Consumíveis (papel, impressões, máquina fotográfica, computadores) e logísticos (fornecimento de dados, colaboração na organização de actividades)

Parcerias

O projecto não tem parcerias

Calendarização

Ao longo do ano

Fase em que se encontra

Alguns trabalhos já foram concluídos; outros encontram-se em fase de conclusão

Custos previstos

Os custos são cobertos pelo orçamento da escola

Formas de financiamento previstas

Os custos são cobertos pelo orçamento da escola

Publicado por: Escola Sec. João de Deus

avatar

Professor coordenador da ideia: Helena Maria Guerreiro Pires Barracosa