Concurso de ideias pela sustentabilidade

ESMA, mais Verde!

Os objetivos do projeto

- Promover a Educação Ambiental no seio da comunidade educativa; - Contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos da comunidade educativa na problemática da gestão dos resíduos sólidos; - Reduzir o consumo / desperdício de água e energia; - Diminuir a poluição visual; - Promover a cidadania.

Escola Secundária Marquesa de Alorna | Almeirim

Descrição

Este projecto, privilegiando uma Educação para a Sustentabilidade, pretende dar continuidade ao Projecto que a Escola Secundária Marquesa de Alorna tem vindo a desenvolver ao longo de vários anos. O Projecto consiste em criar uma comissão de alunos, do 3.º ciclo e secundário, que, de uma forma activa, realizem uma intervenção directa na comunidade educativa, dentro e fora da escola, a fim de consciencializar para a necessidade da mudança de comportamentos na defesa e preservação do ambiente, promovendo a cidadania e a solidariedade.

Envolvimento dos alunos

Pretendendo envolver o maior número de alunos, cada turma foi convidada a participar, individualmente ou em pequeno grupo. Neste momento, existe grande motivação por parte dos alunos do 3.º ciclo e duas turmas do secundário.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 3º Ciclo.

Ações/Atividades

- Recolha de resíduos nos espaços da escola (Rolhas de cortiça, Tampinhas de plástico, Pilhas e Baterias, Óleos alimentares, Tinteiros e Toners, Lâmpadas, REEE - Equipamentos Eléctricos e Electrónicos); - Elaboração de materiais de sensibilização da comunidade educativa para a importância de proceder à separação dos resíduos que produzimos; - Monitorização energética da escola (controlo de consumos de energia) / controlo de consumos de água / factura associada à recolha de resíduos pelos serviços municipalizados. - Promoção concurso " Ideias para uma Escola Sustentável" - Elaboração de um código de conduta ambiental. - Participação na conferência subordinada ao tema - "Gestão de Resíduos e Sustentabilidade: do local para o global"; - Exposição - 5 de junho, Dia mundial do Ambiente.

Recursos

- Material de desgaste (canetas, folhas, cartolinas, tintas, pinceis, entre outros; - Material de desperdício; - Máquina fotográfica; - Transporte

Parcerias

- Câmara Municipal de Almeirim; - Associação de Pais / Encarregados de Educação.

Calendarização

Ao longo do ano lectivo.

Fase em que se encontra

fevereiro, março, abril de 2013, - Construção do projecto; - Candidatura ao Projecto Brigada Verde; - Reuniões com delegados de turma - "Delegados Ambientais"; - Participação na conferência: "Gestão de Resíduos e Sustentabilidade - do local para o global" - Participação no evento, "Sim, no Dia da Mãe o coração é amarelo..." - Participação no programa - Green Cork.

Custos previstos

200 euros

Formas de financiamento previstas

Recurso financeiro da própria escola, Recursos cedidos pela autarquia local.

Publicado por: Escola Secundária Marquesa de Alorna

avatar

Professor coordenador da ideia: Maria do Céu Pinto