Concurso de ideias pela sustentabilidade

Projeto M.U.D.A.- Brigada Verde

Os objetivos do projeto

- Promover a Educação Ambiental no seio da comunidade educativa; - Mudar na comunidade educativa, consciências, atitudes e hábitos, centrados na educação ambiental, financeira, na problemática da gestão dos resíduos sólidos e do seu impacto efetivo nos recursos financeiros da escola pública; - Promover o empreendedorismo social e voluntariado envolvendo a comunidade educativa no alcançar da meta: "reduzir em 50% os custos referentes à recolha de contentores, pela separação devida dos resíduos sólidos.

Escola EB 2,3 Carteado Mena | Viana do Castelo

Descrição

Este projeto da Escola EB 2,3 Carteado Mena tem o seu principal enfoque na educação ambiental/empreendedorismo da comunidade educativa desta escola. As ideias então debatidas e apresentadas detiveram o seu alcance em várias vertentes (educação financeira, ambiental, apoio educativo e voluntariado) e serviram para abrir o debate em contexto, com os alunos e professores, e discutir propostas de intervenção empreendedoras e socialmente relevantes. Importa salientar que no Agrupamento de Escolas de Darque está definido, para o presente ano letivo, o desenvolvimento do tema integrador “A mudança está em mim” com vista à promoção de atividades transdisciplinares e com abrangente nível de articulação na comunidade. Neste âmbito, foi acordado em sede das reuniões realizadas para o efeito com representantes dos órgãos departamentais e das associações de pais e encarregados de educação, que o tema integrador do Agrupamento fosse desenvolvido com projetos comuns, (com subtemas) transversais a cada ano de escolaridade para reforçar assim, o trabalho colaborativo entre os intervenientes. Assente nas orientações do manual “Ter ideias para mudar o mundo” os alunos definiram a sua intervenção com o projeto M.U.D.A. (M. – Motivar para a mudança; U. – Unir todos ao projeto; D. – Dinamizar para dar; A. – Agir para avançar) onde a criação da Brigada Verde seria o garante do envolvimento dos alunos no projeto bem como um dos mecanismos para o alcance das metas definidas. A compensação financeira resultante da implementação deste projeto empreendedor servirá os interesses da comunidade educativa conforme necessidades diagnosticadas (nomeadamente recursos financeiros, quer para materiais que permitam sustentar o projeto, quer para atividades lúdico-pedagógicas associadas ou não a outros projetos da escola).

Envolvimento dos alunos

- Os alunos da Brigada Verde têm como missão patrulhar os espaços da escola, a fim de assegurar a correta utilização dos ecopontos por parte da comunidade educativa, detectando infractores e alertando-os e sensibilizando-os numa primeira fase (1.º período). Numa segunda fase (2.º e 3.º período), estes serão alvo de uma "repreensão" em grupo, promovida junto do diretor de turma/elementos da brigada verde. - OS alunos desenvolvem ações de sensibilização no âmbito da problemática dos resíduos junto da comunidade educativa.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 2º Ciclo.

Ações/Atividades

- Vigilância/recolha de resíduos nos espaços da escola; - Elaboração de materiais de sensibilização da comunidade educativa para a importância de proceder à separação dos resíduos que produzimos; - Monitorização energética da escola (controlo de consumos de energia)/controlo de consumos de água/fatura associada à recolha de resíduos pelos serviços municipalizados. - Distribuição de contentores pelos espaços exteriores aos edifícios para facilitar a separação devida dos resíduos sólidos; - Criação de um cântico/coreografia para o projeto; - Criação da Brigada Verde em parceria com o Clube de Ciências; - Criação de um logótipo (concurso) para a Brigada Verde; - Produção de cartazes; - Produção de uma comunicação a apresentar a todas as turmas da escola sede; - Colaboração na atividade de reflorestação do Monte Galeão, em parceria com a Divisão de Recursos Naturais da Câmara Municipal de Viana do Castelo e revitalização do parque de merendas do Monte Galeão em parceria com a Junta de Freguesia de Darque (colaboração com ProjetoRock in Rio - Darque em Movimento); - Participação em iniciativas associadas à promoção de um meio ambiente saudável; - Apresentação (em junho) dos resultados obtidos à comunidade aquando das atividades de encerramento do ano letivo - comemoração do Dia Eco-Escola;

Recursos

- Humanos (Brigada Verde, Clube de Ciências, professores, assistentes operacionais e técnicos Conselho Eco-Escolas, Associação de Pais e Encarregados de Educação, outros). - Materiais (específicos das ações a desenvolver).

Parcerias

- Junta de Freguesia de Darque; - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo; - Divisão de Recursos Naturais de Viana do Castelo.

Calendarização

Ao longo do ano.

Fase em que se encontra

- O projeto está a decorrer conforme o previsto, sendo que falta agendar a atividade de reflorestação do Monte Galeão, da responsabilidade da Divisão de Recursos Naturais da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Custos previstos

- Aquisição de contentores de recolha seletiva de resíduos - aprox. 500euros - Tintas - 50 euros. NOTA: as atividades serão desenvolvidas, sempre que possível, de acordo com recursos existentes na escola ou facultados pelas entidades externas envolvidas.

Formas de financiamento previstas

- Autosustentabilidade a desenvolver pela redução de custos em resultado das ações realizadas na vertente do empreendedorismo social pela comunidade educativa conforme meta supracitada.

Publicado por: Escola EB 2,3 Carteado Mena

avatar

Professor coordenador da ideia: Luís Costa e Rolando Viana