Concurso de ideias pela sustentabilidade

Estufinha

Os objetivos do projeto

Sensibilzar os alunos da escola para a importância da agricultura. Produzir horticulas. Alertar para a importância da sutentabilidade. Divulgar a ideia noutras escolas do concelho.

Escola EB 2,3 de Alpendorada | Marco de Canaveses

Descrição

O espaço é um pequena estufa com cerca de 20 metros quadrados, que foi construída recorrendo à reutiliização de velhas balizas do campo de jogos. Com a colaboração de técnicos da Câmara Municipal do Marco de Canaveses que trataram da parte de soldadura das estruturas. No interior temos uma parte de solo para plantar e sementeira direta e numa parte de asfalto do recreio tempos duas mesa com tabuleiros para produzir vários tipo de plantas, também foi construído um suporte para produção de morangos com recurso a canas visto existirem na região. O processo de compostagem fornece o composto necessário para a produção. Este projeto faz parte da triologia agrícola da escola: canteiro aromático/horta biológica/estufa e tem como objetivo principal, ser alargado à comunidade de Eco-Escolas do Concelho de Marco de Canaveses.

Envolvimento dos alunos

A equipa terá entre 4 a 6 alunos do 7º e 8º ano. Também envolvemos neste projeto os alunos do ensino especial que se ocupam de 3 tabuleiros.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 3º Ciclo.

Ações/Atividades

Montagem da estufa. Plantação de diversos horticulas. Rega Limpeza Distribuição dos produtos obtidos na escola.

Recursos

Coletes verdes com o Simbolo Eco-Escolas. Ferramentas agricolas. Baldes. Caixas de esferovite.

Parcerias

Coordenção do Estabelecimento Câmara Municipal do Marco de Canavezes

Calendarização

Todos dos dias a estfufa é observada pelo chefe dos assistentes operacionais.Todas as semanas no horário de Eco-escolas o coordenador fará também vistoria e manutenção do que for necessário com um equipa de alunos

Fase em que se encontra

Está em pleno fucionamento e a produzir.

Custos previstos

Foi necessário apenas comprar um plástico térmico mas com o apoio da autarquia este gasto por parte da escola foi apenas de cerca de 30 euros.

Formas de financiamento previstas

Caso seja necessário a coordenação do Estabelcimento apoiará algum enventual custo.

Publicado por: Escola EB 2,3 de Alpendorada

avatar

Professor coordenador da ideia: Américo Campos