Concurso de ideias pela sustentabilidade

Lixo no Lixo por uma ESCOLA + limpa

Os objetivos do projeto

- Encontrar formas de combater desperdícios; - Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da separação dos resíduos; - Promover hábitos ambientalmente saudáveis; - Manter e valorizar os espaços escolares e zonas envolventes.

Externato Cooperativo da Benedita | Alcobaça

Descrição

Apesar das várias atividades que a escola tem realizado ao longo dos anos de sensibilização para a separação dos resíduos. Ainda se vê resíduos nos ecopontos errados e no chão tanto no recinto escolar como nas zonas envolventes à escola (situação diagnosticada quando se fez a auditoria ambiental). Assim o conselho eco-escola em conjunto com a Associação de estudantes irá realizar diversas atividades de modo a colmatar esta situação. - Criação de um grupo de alunos (BRIGADA VERDE ECB) que durante os intervalos (recinto escolar e zonas envolventes) chamará a atenção dos alunos que não colocam o lixo nos caixotes ou nos ecopontos. - Recolha do lixo que está no chão pela BRIGADA VERDE ECB de modo a sensibilizar toda a comunidade educativa para este problema. - Ações informativas sobre separação de resíduos.

Envolvimento dos alunos

Todas as atividades serão organizadas pelos alunos que integram a BRIGADA VERDE ECB.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 3º Ciclo.

1 1

Ações/Atividades

- Criação de um grupo de alunos (BRIGADA VERDE ECB) que durante os intervalos (recinto escolar e zonas envolventes) chamará a atenção dos alunos que não colocam o lixo nos caixotes ou nos ecopontos. - Ações de limpeza - recolha do lixo que está no chão pela BRIGADA VERDE ECB de modo a sensibilizar toda a comunidade educativa para este problema. - Ações informativas sobre separação de resíduos.

Recursos

sacos de lixo, luvas de borracha, plástico, papel e paus para cartazes.

Parcerias

Junta de Freguesia da Benedita Câmara Municipal de Alcobaça

Calendarização

Fevereiro: criação da BRIGADA VERDE ECB. Março até final do ano letivo: desenvolvimento das atividades de sensibilização.

Fase em que se encontra

Desenvolvimento das diversas atividades de sensibilização.

Custos previstos

50 euros

Formas de financiamento previstas

Financiado pela escola

Publicado por: Externato Cooperativo da Benedita

avatar

Professor coordenador da ideia: Carla Manuela de Pacífico Cardoso David Dias