Concurso de ideias pela sustentabilidade

Floresta na escola

Os objetivos do projeto

O nosso objetivo é catalogar as espécies existentes na escola, introduzir um maior número de espécies autóctones, a manutenção do lago da escola. Com estas atividades pretendemos que os alunos adquirem uma maior responsabilidade  e consciencia ambiental, participando neste projeto de intervenção local.

Instituto Silva Monteiro | Vizela

Descrição

A nossa escola tem uma envolvente florestal que não se encontra catalogada, quer ao nível da fauna, quer da flora. Por outro lado necessita de uma intervenção de forma a ser melhorada pois está "abandonada".  Para além da floresta também temos um lago com algumas espécies de peixes. O nosso objetivo é catalogar as espécies existentes na escola, introduzir um maior número de espécies autóctones, a manutenção do lago da escola. Com estas atividades pretendemos que os alunos adquirem uma maior responsabilidade  e consciencia ambiental, participando neste projeto de intervenção local.

Envolvimento dos alunos

Os alunos que fazem parte da Oficina Brigada verde, participam em todas as actividades realizadas na escola: manutenção e limpeza do lago da escola, manutenção e limpeza do aquário do laboratório de ciências, construção das placas informativas com o nome cientifico e comum das plantas existentes na escola, manutenção do jardim das ervas aromáticas, realização de actividades que promovam a limpeza do recinto escolar.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 2º Ciclo.

1 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Ações/Atividades

Construção de placas informativas com o nome cientifico e comum das plantas da escola; manutenção e limpeza do lago da escola; reconstrução e manutenção do jardim de ervas aromáticas; participação nas actividades promovidas pelas eco-escolas.

Recursos

Material de jardinagem, plantas (aromáticas, arvores autóctones,), madeira para construção placas, material informática, maquina fotográfica.

Parcerias

Câmara municipal de vizela.

Calendarização

A oficina inicia-se em Fevereiro até ao final do ano letivo.

Fase em que se encontra

Neste momento encontramo-nos na fase de plantação de plantas aromáticas.

Custos previstos

Os custos previstos rondam os 100 euros. Para a aquisição de novas plantas aromáticas, material de jardinagem, material para limpeza e manutenção de lago/aquário e para catalogação da flora da escola.

Formas de financiamento previstas

Ajuda financeira por parte da escola e da professora responsável.

Publicado por: Instituto Silva Monteiro

avatar

Professor coordenador da ideia: Maria José da Silva Costa