Concurso de ideias pela sustentabilidade

Querido, mudei a escola com plantas endémicas

Os objetivos do projeto

- Criar e recriar espaços verdes na escola (Edifício I e II) com plantas e árvores endémicas do Arquipélago dos Açores.

Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico | São Roque do Pico

Descrição

A nossa escola sofreu obras de construção e remodulação há relativamente pouco tempo, nomeadamente, a construção do Edifício II (Pré-Escolar e 1º Ciclo) e a construção da manga de ligação do Edifício I (2º, 3º Ciclo e Secundário) ao Edifício II. Achamos que, para além da construção da infraestrutura física em si, é importante criar, ao redor da escola, mais espaços verdes para harmonizar o ambiente escolar. Daí que, o nosso projeto Brigada Verde "Querido, mudei a escola com plantas endémicas" vem contribuir para a realização do nosso sonho, em ter uma escola inserida num espaço mais verde, mais natural, mais próximo da natureza. Todas as plantas e árvores são importantes, mas o nosso projeto contará somente com plantas e árvores nossas, ou seja, endémicas do Arquipélago dos Açores. Pretendemos criar e recriar espaços verdes, em vários pontos da escola, quer no edíficio I (2º, 3º ciclos e secundário), quer no edifício II (Pré e 1º ciclo). Depois de plantadas, os alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos irão elaborar, com a colaboração dos professores de EVT, placas a identificar a planta/árvore, quer com a denominação cientifica em latim, quer com o nome que tradicionalmente estamos habituados a ouvir dos nossos pais e avós.

Envolvimento dos alunos

Os alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação, irão assistir a uma palestra sobre plantas endémicas, com especificidade nas endémicas açorianas, palestra esta que será protagonizada pelo Parque Natural da Ilha do Pico. De seguida, irão colaborar na plantação das plantas e árvores nos espaços pré-preparados. Os alunos irão elaborar, com o apoio dos professores de EVT, as placas a identificar a denominação cientifica e popular da planta/árvore.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 1º Ciclo.

1 1 2 3 4 5 6 7

Ações/Atividades

No início do 3º Período (data a confirmar com a disponibilidade dos serviços do Parque Natural da Ilha do Pico), iremos realizar uma palestra para toda a comunidade escolar sobre o que são plantas endémicas, quais são as plantas endémicas existentes na nossa ilha do Pico e no Arquipélago dos Açores em geral, qual a importância na preservação das mesmas. De seguida, toda a comunidade escolar é convidada a ir plantar plantas e árvores endémicas em espaços pré-preparados.

Recursos

Palestra: Computador, projetor, videos, fotos, panfletos. Plantação: Pá, sacho, plantas endémicas, regador. Placas de identificação das plantas/árvores: madeira, tintas, materiais recicláveis;

Parcerias

Iremos ter a colaboração dos Serviços do Parque Natural da Ilha do Pico e da Câmara Municipaal de São Roque do Pico.

Calendarização

Finais do 2º Período e 3º Período

Fase em que se encontra

Identificação dos espaços onde iremos plantar as plantas/árvores; Recolha de imagens do espaço antes de sofrer alterações para, posteriormente, fazermos um "antes e depois" da plantação. Finais do 2º Período e 3º Período

Custos previstos

5,00€.

Formas de financiamento previstas

Material já existente na escola.

Publicado por: Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico

avatar

Professor coordenador da ideia: Jorge Pinheiro Sousa