Concurso de ideias pela sustentabilidade

STAFF NATURA

Os objetivos do projeto

Sensibilizar os alunos para a preservação dos espaços verdes do Colégio das Caldinhas; Reparar e dinamizar o bosque do Colégio; Melhorar a biodiversidade do bosque do Colégio; Fomentar as boas práticas ambientais e prevenção dos recursos naturais;

OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres | Santo Tirso

Descrição

A nossa Escola fica no complexo escolar do Colégio das Caldinhas e como tal possui um grande bosque e uma quinta. A turma do 1º ano do curso Técnico de Multimédia, juntamente com a sua diretora de turma, pensaram e planearam algumas atividades para atingirem os objetivos propostos. Com a ajuda da direção pedagógica da escola e do Colégio o STAFF NATURA (25 alunos e a professora responsável) vai levar a cabo várias atividades de reparação, divulgação e sensibilização dos espaços verdes e dos bosques dos concelhos de S. Tirso e Vila Nova de Famalicão. A atividade principal será no bosque do Colégio.

Envolvimento dos alunos

A turma de 25 alunos, 1M, está dividida em grupos, tendo cada grupo uma atividade específica. Os grupos criados e que já se encontram a trabalhar são: Equipa de Design; Equipa de recolha de informação e tratamento; Equipa de divulgação; Equipa de fotografia /vídeo

Grau de ensino dos alunos envolvidos: Profissional.

Ações/Atividades

Criação de grupos das várias turmas da escola para realizar-se limpeza ao bosque e aos espaços exteriores. Recuperação dos canteiros; Criar conteúdos sobre a prevenção / sensibilização das florestas; Marketing de Guerrilha; Planear e preparar atividades para realizar no dia Mundial da Floresta e dos Parques.

Recursos

Programas de design; Computados; net; Máquinas de fotografia; Máquinas de vídeo, Sala de aula; outros.

Parcerias

Câmaras de S. Tirso e Vila Nova de Famalicão.

Calendarização

Janeiro: Nome do grupo de Brigada Verde; Definir o campo de ação e objetivos; Atividades a praticar; Fevereiro: Elaboração de equipas; Criação do Logotipo do grupo; Recolha de informação; Março Dinamizar o Bosque do Colégio; Preparação das atividades para o dia Mundial da Floresta; Abril e Maio Sensibilização para a biodiversidade do bosque do Colégio (através de spots de vídeo); Marketing Guerrilha: boas práticas ambientais e prevenção dos recursos naturais; Avaliação do projeto.

Fase em que se encontra

Recolha e seleção de informação sobre as zonas verdes e o bosque do Colégio.

Custos previstos

Recuperação dos canteiros e bosque Material de Divulgação; Aproximadamente um total de 800 euros

Formas de financiamento previstas

Câmara Municipal de S. Tirso, Departamento do Ambiente; CEAB – Centro de Estudos do Ambiente de Vila Nova de Famalicão.

Publicado por: OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres

avatar

Professor coordenador da ideia: Carla Monteiro