Concurso de ideias pela sustentabilidade

Por uma Graça mais Verde

Os objetivos do projeto

- Sensibilizar a comunidade Educativa a ter comportamentos ambientais; - Sensibilizar para a importância vital da água enquanto bem esgotável; - Reduzir o consumo/ desperdício de água e de energia; - Consciencializar para a manutenção dos espaços exteriores; - Promover a solidariedade e reduzir o desperdício de alimentos; - Diminuir a Poluição Visual; - Promover a cidadania;

Centro Educativo da Bela Vista | Lisboa

Descrição

O projecto consiste em criar uma comissão de alunos que, de uma forma ativa realizem uma intervenção direta na comunidade local, a fim de consciencializar para a necessidade da mudança de comportamentos na defesa e preservação do ambiente, promovendo a cidadania e solidariedade. Os alunos serão formados em grupos de 2 a 6 elementos e irão realizar ações de intervenção comunitária de diferentes tipos.

Envolvimento dos alunos

Os alunos serão personagens principais neste projeto, pois participam na elaboração dos folhetos ambientais, na sua distribuição, na atividades de solidariedade, na promoção da cidadania, isto é, desde a planificação das atividades até à sua concretização.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: .

1 1 2 3 4 5 6 7

Ações/Atividades

- Limpar "graffities"; - Distribuir folhetos comportamentais (em relação aos cocós dos cães); - Distribuir folhetos de como poupar água e energia; - Calcular a pegada Carbónica; - Alertar para as beatas no Chão; - Promover distribuição de alimentos; - Intervenção sobre os espaços verdes; - Promover a reciclagem de óleos alimentares usados.

Recursos

a definir

Parcerias

Junta de Freguesia da Graça

Calendarização

2º e 3º Período

Fase em que se encontra

Em colaboração directa com a Junta de Freguesia da Graça. Realizando acções semanais de limpeza urbana. Já está planificado um projecto mala nas escolas primárias, a participação e colaboração na feira mensal organizada pela Junta e pensado uma acção de colaboração com o Lar Senior.

Custos previstos

até ao momento todos os custos foram assumidos pela Junta de Freguesia da Graça.

Formas de financiamento previstas

algum patrocínio de entidades locais

Publicado por: Centro Educativo da Bela Vista

avatar

Professor coordenador da ideia: Sara Ribeiro