Concurso de ideias pela sustentabilidade

BV do 4ºC

Os objetivos do projeto

Conseguir um ecoponto grande para o exterior do Centro Educativo, que poderá, também, servir a população das imediações. Objetivos e Competências (alunos): Formação Cívica : - Desenvolver o espírito de equipa; - Promover o sentido de defesa de uma causa pública; - Compreender a importância da colaboração individual na política dos “Quatro RRRR” (Recuperar, Reutilizar, Reciclar e Reagir).

Centro Educativo Pampilhosa/ Escola EB1 Nº 1 da Pampilhosa | Mealhada

Descrição

A nível de sala de aula, os alunos da turma 4º C do Centro Educativo da Pampilhosa, têm vindo a ser sensibilizados pela professora da turma para a necessidade de separar o lixo produzido diariamente por esta turma, com o objetivo de facilitar à professora o seu transporte para um ecoponto distante, uma vez que a escola não dispõe deste meio no exterior ou nas suas imediações. A partir desta situação real e no âmbito do projeto Eco-escolas, elaborou-se um subprojeto a ser desenvolvido pela turma do 4º C do Centro Educativo da Pampilhosa, com o grande objetivo de levar os alunos a desenvolver uma ação com vista à participação no projeto acima citado, com interesse a nível, não só da escola, mas também da comunidade envolvente, realizando um conjunto de atividades integradoras das competências textuais a desenvolver neste ano de escolaridade, através da escrita de de textos e outros trabalhos com uma finalidade objetiva para os alunos participantes: a colocação de um ecoponto no exterior da escola pelas entidades responsaveis. Problema identificado: Não há ecoponto no exterior da escola nem nas suas imediações. Como consequência, todo o lixo produzido na escola vai para o contentor do lixo normal, não havendo, assim, incentivo para a sua separação.

Envolvimento dos alunos

As ações previstas para esta Brigada Verde são dinamizadas pela professora e realizadas, colaborativamente, pelos alunos, na sala de aula (textos, desenhos e filme) e no espaço envolvente da escola (distribuição de panfletos).

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 1º Ciclo.

1 1 2 3 4 5

Ações/Atividades

Efetuar o pedido de colocação do ecoponto: - Escrever uma carta formal para enviar à Junta de Freguesia a solicitar a colocação do ecoponto. - Escrever uma carta formal para enviar à Camara Municipal, a solicitar a colocação do ecoponto. - Escrever e enviar um e-mail para a ERSUC solicitando a sua colaboração no projeto, através da intervenção a nível da autarquia. Divulgar o problema na comunicação social local: - Escrever um texto informativo sobre o problema e publicá-lo no jornal local. - Elaborar um vídeo/spot com o lema da Brigada Verde e afixá-lo na página do Facebook do Centro Educativo. Concluir o projeto/Avaliar: - Se o objetivo for atingido, fazer panfletos informativos sobre a existência de um novo ecoponto disponível para depositar o lixo separado. Distribuir na escola e pela vizinhança os panfletos informativos. - Responder a um questionário online sobre o desenvolvimento e consecução do projeto.

Recursos

Quadro Interativo, computador, Internet (email, facebook, Página web do CEP (http://eb1-pampilhosa.webnode.com/) e papel.

Calendarização

1ªfase - Criar a Brigada Verde: - Criar um logotipo da BV do 4º C - Até 22 de fevereiro. - Escolher um conjunto de tarefas em que a BV poderá colaborar, contribuindo para a separação do lixo na escola (p. ex. na limpeza do refeitório) - Até 22 de fevereiro. - Enviar a candidatura ao projeto - Até 28 de fevereiro. 2ªFase - Pedido do ecoponto: - Escrever e enviar uma carta formal às entidades responsáveis – Junta de Freguesia e Câmara Municipal da Mealhada – solicitando a colocação do ecoponto no exterior da escola - Até 28 de fevereiro. - Contato escrito por e-mail com a empresa de recolha de resíduos do Centro: ERSUC – Recolha de Resíduos Sólidos (contato: geral@ersuc.pt) - Até 15 de março. 3ªFase - Divulgação: - Escrever um texto informativo para divulgar na comunicação social o problema e o projeto “BV do 4ºC”, bem como a sua finalidade. - Apresentar no Conselho Pedagógico a proposta de divulgação do problema na comunicação social - Até 28 de Março. - Elaborar um pequeno vídeo com o lema da Brigada Verde do 4º C. - Divulgar o vídeo na página do Facebook do Centro Educativo - Até 30 de abril. 4ªFase - Avaliação/Conclusão do projeto: - Se o objetivo for atingido, fazer panfletos informativos sobre a existência de um novo ecoponto disponível para depositar o lixo separado. - Distribuir na escola e pela vizinhança esses panfletos. - Responder a um questionário online sobre o desenvolvimento e consecução do projeto - Até 07 de junho.

Fase em que se encontra

Em 06-03-2013, o Projeto encontra-se na 2.ªfase, tendo sido concluído a primeira ação (pedido do ecoponto às entidades responsáveis) prevista para esta fase. Em 02-04-2013, o ecoponto já se encontra no exterior da escola (desde a última semana de aulas do 2.º período). Nesta data está em curso a 3.ª fase do projeto - divulgação. Dado a brevidade do atendimento ao pedido, houve uma reformulação de algumas das ações a desenvolver nesta fase, estando em elaboração uma carta para a Câmara Municipal da Mealhada, a publicar na comunicação social local (jornal), agradecendo a celeridade na colocação do ecoponto.

Publicado por: Centro Educativo Pampilhosa/ Escola EB1 Nº 1 da Pampilhosa

avatar

Professor coordenador da ideia: Margarida Cortesão