Concurso de ideias pela sustentabilidade

PRESERVAR O AMBIENTE É A NOSSA MISSÃO

Os objetivos do projeto

*Sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância da preservação do meio ambiente; *Desenvolver nos alunos a capacidade de proporem soluções para a resolução dos problemas ambientais e conexos; *Formar cidadãos intervenientes e interventivos na luta pela preservação do ambiente à escala local e global; *Fomentar boas práticas ambientais; *Divulgar todo o trabalho realizado.

Escola EB 2,3 de Mundão | Viseu

Descrição

Com o desenvolvimento deste projeto pretendemos sensibilizar toda a comunidade educativa para os problemas ambientais e a necessidade de preservar a natureza e os recursos.Alertando-os que devem ser cidadãos atuantes e ativos e que cada um dos seus atos tem repercussões à escala global. Todas as semanas e durante as sessões do clube (Saúde e Ambiente) os elementos do clube realizarão atividades, elaborarão materiais, distribuirão materiais, farão campanhas de sensibilização dentro e fora da escola, dinamizarão concursos, entoarão canções, dramatizarão peças teatrais, organizarão passeios pedestres para toda a comunidade, promoverão ações de sensibilização, realizarão a manutenção do espaço ajardinado da escola,... Pretendemos, ainda, organizar um encontro com as diversas escolas do concelho onde cada uma demonstrar as atividades realizada em prol do ambiente. De salientar que possuímos um placard informativo e divulgativo, localizado em local nobre da escola, que está em constante renovação.

Envolvimento dos alunos

De uma forma geral, podemos dizer que todos os alunos da escola estão envolvidos, uma vez que algumas das atividades são alargadas a todos os alunos, como é o caso dos concursos, os passeios pedestres, etc. No entanto, são os alunos do clube(25) que têm um papel mais ativo na organização, promoção, concretização e divulgação das diversas e diversificadas a atividades.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 2º Ciclo.

1 1 2 3 4 5

Ações/Atividades

Comemoração de efemérides como sensibilização para a temática: S. Martinho; Natal; S. Valentim Dia da Floresta Dia dá Água Dia da Terra, Dia Mundial do Ambiente... Elaboração de canções ambientalistas e sua atuação para toda a comunidade nos dias culturais e nos encontros distritais. Realização de ações de sensibilização para alunos, pais, assistentes operacionais e docentes. Organização de um passeio pedestre(ao fim de semana) aberto a toda a comunidade. Campanhas de limpeza e manutenção de espaços verdes interiores e exteriores.

Recursos

Material diverso Espaço ajardinados (interiores e exteriores)

Parcerias

Associação de Pais e Encarregados de Educação GNR ( núcleo de proteção da Natureza) Junta de Freguesia

Calendarização

Ao longo do ano letivo

Fase em que se encontra

O projeto está em franco desenvolvimento. Até ao momento, já foram realizadas diversas atividades e algumas delas com grande projeção.

Custos previstos

Custos com a aquisição de material de desgaste e material promocional. Custos com ofertas simbólicas ofertadas aos promotores das ações de sensibilização. Custos com os prémios/brindes para os concursos.

Formas de financiamento previstas

Confeção de alguns materiais e posterior venda.

Publicado por: Escola EB 2,3 de Mundão

avatar

Professor coordenador da ideia: Isilda Paixão Valente Monteiro