Concurso de ideias pela sustentabilidade

Limpando a Escola

Os objetivos do projeto

Sensibilizar os alunos para a importância de manter a escola limpa; Envolver os alunos na recolha e separação de resíduos; Envolver a comunidade educativa em práticas ecológicas.

Escola EB 2,3 Mestre Domingos Saraiva- Agrup. de Escolas de Algueirão | Sintra

Descrição

Envolver os alunos do 5º, 7º, 8º, CEF e PIEF na limpeza da Escola. A zona exterior da Escola é dividida, ficando cada turma responsável pela limpeza de uma zona. No dia da atividade, em data e horário estipulado, os alunos dirigem-se às suas salas, onde deixam as mochilas e, acompanhados pelo(s) seu(s) professor(es), dirigem-se à zona de apoio. Neste local encontram-se professores que dão às turmas o guião da atividade, o questionário para preencherem e o material disponibilizado (luvas, pás, vassouras, sacos para o lixo e/ou outros). Com os materiais disponibilizados, cada turma, acompanhada pelo(s) respetivo(s) professor(es) dirige-se à sua zona (de acordo com o mapa). Durante a limpeza, os alunos não deverão ir para as outras zonas. O delegado e subdelegado ficam responsáveis por preencher o questionário e, com a supervisão do(s) professor(es), inspecionar a zona. Quando se certificarem que a zona está limpa, a turma deverá, acompanhada pelo(s) professor(es), entregar o questionário, os materiais disponibilizados e o saco com os resíduos que deverão ser separados e colocados em sacos maiores na zona de apoio, lavar as mãos e, posteriormente, dirigir-se à respetiva sala onde irão continuar a atividade letiva.

Envolvimento dos alunos

Equipas de limpeza constituídas por alunos e professores que no dia da limpeza da Escola utilizam materiais disponibilizados pela Junta de Freguesia.

Grau de ensino dos alunos envolvidos: 3º Ciclo.

1 1

Ações/Atividades

Realização do mapa da Escola; Divisão da zona exterior por zonas, uma para cada turma; Realização da calendarização das turmas; Construção do guião da atividade; Construção de um questionário para cada turma preencher relativo à atividade; Dar a conhecer a atividade à comunidade educativa; Preparar os materiais de apoio à limpeza; Dinamizar a atividade de limpeza; Realizar o balanço da atividade tendo em conta as respostas ao questionário, os resíduos recolhidos e a respetiva separação. Divulgar a atividade.

Recursos

Humanos: Alunos, professores e assistentes operacionais. Materiais: Pás, vassouras, sacos para o lixo, luvas e/ou outros.

Parcerias

Junta de Freguesia.

Calendarização

2º e 3º Períodos.

Fase em que se encontra

Desenvolvimento do projeto.

Custos previstos

A cargo da Junta de Freguesia.

Formas de financiamento previstas

Junta de Freguesia.

Publicado por: Escola EB 2,3 Mestre Domingos Saraiva- Agrup. de Escolas de Algueirão

avatar

Professor coordenador da ideia: Rosália Sequeira