Concurso de ideias pela sustentabilidade

  • Projeto M.U.D.A.- Brigada Verde

    Este projeto da Escola EB 2,3 Carteado Mena tem o seu principal enfoque na educação ambiental/empreendedorismo da comunidade educativa desta escola. As ideias então debatidas e apresentadas detiveram o seu alcance em várias vertentes (educação financeira, ambiental, apoio educativo e voluntariado) e serviram para abrir o debate em contexto, com os alunos e professores, e discutir propostas de intervenção empreendedoras e socialmente relevantes. Importa salientar que no Agrupamento de Escolas de Darque está definido, para o presente ano letivo, o desenvolvimento do tema integrador “A mudança está em mim” com vista à promoção de atividades transdisciplinares e com abrangente nível de articulação na comunidade. Neste âmbito, foi acordado em sede das reuniões realizadas para o efeito com representantes dos órgãos departamentais e das associações de pais e encarregados de educação, que o tema integrador do Agrupamento fosse desenvolvido com projetos comuns, (com subtemas) transversais a cada ano de escolaridade para reforçar assim, o trabalho colaborativo entre os intervenientes. Assente nas orientações do manual “Ter ideias para mudar o mundo” os alunos definiram a sua intervenção com o projeto M.U.D.A. (M. – Motivar para a mudança; U. – Unir todos ao projeto; D. – Dinamizar para dar; A. – Agir para avançar) onde a criação da Brigada Verde seria o garante do envolvimento dos alunos no projeto bem como um dos mecanismos para o alcance das metas definidas. A compensação financeira resultante da implementação deste projeto empreendedor servirá os interesses da comunidade educativa conforme necessidades diagnosticadas (nomeadamente recursos financeiros, quer para materiais que permitam sustentar o projeto, quer para atividades lúdico-pedagógicas associadas ou não a outros projetos da escola).

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  • Arborização em Vale Mourão

    Plantação de espécies arbóreas, fornecidos pela Câmara Municipal de Sintra, em vários locais do bairro envolvente à escola.

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  • Não ao ruído na escola!

    - Medições de níveis de ruído em vários pontos da escola: Refeitório; Biblioteca; Átrio; recreio; Sala de alunos; Corredores… - Elaboração de sinalética: Aviso, sensibilização… - Diminuição de uma campanha de sensibilização com vista a diminuir os níveis de ruído na escola.

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  • reciclar para a sustentabilidade!

    Reciclar está hoje na moda, mas muitas pessoas e entidades questionam-se sobre o retorno desse trabalho desenvolvido pelas pessoas civis, entidades e empresas (pagando todas elas taxas de resíduos mensalmente) e o respectivo retorno para as suas comunidades de investimento na melhoria da qualidade ambiental. Pensar na reciclagem hoje é mais do que tratar adequadamente os resíduos e a sua deposição em aterro, uma vez que empresas como a VALNOR reutilizam os resíduos urbanos para os processos de reciclagem muito bem remunerados e lucrativos. Hoje o cidadão questiona o seu papel voluntário num sistema de reciclagem todo ele lucrativo e rentável onde não se visualiza o retorno de investimento dos lucros nas comunidades e no seu desenvolvimento sustentável. Este projecto visa, analisarmos todo o processo da reciclagem, bem como os valores pagos por pessoas, empresas e município de Campo Maior e posteriormente verificar o retorno (se existe?) por parte da VALNOR. Pretendemos focar os projectos mais importantes para conservação da natureza no nosso Concelho e propor à VALNOR investimentos directos de conservação da natureza baseados nas percentagens de resíduos entregues pelo Concelho de Campo Maior. Ajudar a criar projectos de requalificação ambiental, de conservação da natureza e de qualidade de vida é o nosso objectivo de retorno das enormes margens de lucro que o negócio dos resíduos gera em Portugal. Esta iniciativa gira em redor de um grupo de alunos do CEAN intitulados "Brigada da sustentabilidade" que visa promover a discussão comunitária das temáticas do tratamento de resíduos e desenvolvimento sustentável. Deparamo-nos hoje com muitas pessoas e famílias a deixar de reciclar por não perceberem a importância e retorno do seu papel no processo de valorização de resíduos, pelo que consideramos importante iniciar um processo de intervenção ambiental que permita a reposição do equilíbrio das partes. Valorizar o papel da reciclagem e assim, promover desenvolvimento sustentável é o nosso lema!

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  • ECOsta vicentina

    O projeto visa envolver os alunos do Colégio de Nossa Senhora da Graça de Vila Nova de Milfontes e a comunidade local. Os intervenientes durante um dia irão recolher os resíduos existentes ao longo da linha de costa do concelho de Odemira. Um dos principais objectivos é previligiiar a não utilização de recursos monetários.

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  • Ecoegas em ação - Formando Ecobrigadas para formar os cidadãos de amanhã

    As ecobrigadas da Escola Básica 2,3 Prof. Egas Moniz têm por missão responsabilizar os colegas pela preservação do meio envolvente, de forma a desenvolver a consciência ecológica de cada cidadão. Pretendem implementar várias ações de sensibilização junto dos seus colegas e promover atitudes ecológicas.

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  • Problemas ambientais do concelho de Faro: identificar para intervir e viver melhor (nome provisório)

    Os alunos foram motivados para observarem o espaço escolar e local e reflectirem sobre os problemas diagnosticados, tentando encontrar formas/sugestões de resolução/mitigação. Os trabalhos já realizados e em processo de realização abordam problemas do conselho (e.g. Morte de Bivalves na Ria Formosa; espaços verdes da cidade; acessibilidades à Praia de Faro; Espaço envolvente da doca de faro. Outros trabalhos são dirigidos e de intervenção directa na comunidade escolar tais como: desperdícios alimentares na cantina escolar; utilização de produtos nacionais/locais na cantina; estratégias de sensibilização da comunidade escolar para a poupança de recursos...). As metodologias incluem realização de inquéritos, entrevistas, reportagens fotográficas etc.Os produtos esperados incluem publicação de artigos para o Jornal escolar, propostas concretas dirigidas ao orgão de gestão e realização de campanhas de sensibilização/formação na comunidade escolar.

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  • Atuar é o que está a dar !

    Alguns alunos do conselho eco escolas do 3º ciclo e ensino secundário dividiram-se em brigadas verdes da energia, resíduos , alimentação e água . o trabalho consiste em encontrar formas de combater os desperdícios relativos ao consumo de água. alimentos e energia, e separação de resíduos

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  • Projecto Rios em Valongo

    O Projecto Rios é um projecto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objectivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribui para a implementação da Carta da Terra e da Directiva Quadro da Água. A implementação deste projecto pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efectivo dos utilizadores e da população em geral. O Projecto Rios, pela metodologia que utiliza, pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global, com vista à aplicação das exigências da Directiva Quadro da Água e da Lei da Água.

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  • ESMA, mais Verde!

    Este projecto, privilegiando uma Educação para a Sustentabilidade, pretende dar continuidade ao Projecto que a Escola Secundária Marquesa de Alorna tem vindo a desenvolver ao longo de vários anos. O Projecto consiste em criar uma comissão de alunos, do 3.º ciclo e secundário, que, de uma forma activa, realizem uma intervenção directa na comunidade educativa, dentro e fora da escola, a fim de consciencializar para a necessidade da mudança de comportamentos na defesa e preservação do ambiente, promovendo a cidadania e a solidariedade.

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  • ( Largar de fazer LIXO ) ... No Largo.

    Os resíduos não vão por modo próprio para os espaços públicos. Participar na manutenção e limpeza de um espaço verde a cargo da Autarquia e dinamizar uma equipa de voluntários que em conjunto, com as crianças, ao longo do ano letivo, participem na gestão da sua sustentabilidade. Importa sensibilizar a comunidade educativa e população em geral, e educá-las no sentido da manutenção asseada dos espaços verdes comuns, pois estes proporcionam-nos uma vida mais saudável. Perspetivamos percorrer o espaço publico em questão e recolher todos os resíduos que encontremos para procedermos posteriormente à sua separação nos ecopontos que encontram em frente ao jardim de infância. A brigada verde para além dos elementos da comunidade escolar, espera angariar muitos Voluntários que ajudaram a limpar o Largo do Feira Nova, numa mobilização, que se pretende ser mais pedagógica e abrangente, na recolha de resíduos colocados ilegitimamente nos espaços públicos.

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  • Protetores do Ambiente

    Diariamente os protetores do ambiente (uma criança de cada turma) fazem a vigilância na hora dos recreios, verificando se há luzes desnecessárias acessas, alguma torneira ou autocolismo a pingar, lixo no chão ou colocado no ecoponto errado. Vigiam também as plantas e se as mesmas estão a ser bem cuidadas.

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  • Estufinha

    O espaço é um pequena estufa com cerca de 20 metros quadrados, que foi construída recorrendo à reutiliização de velhas balizas do campo de jogos. Com a colaboração de técnicos da Câmara Municipal do Marco de Canaveses que trataram da parte de soldadura das estruturas. No interior temos uma parte de solo para plantar e sementeira direta e numa parte de asfalto do recreio tempos duas mesa com tabuleiros para produzir vários tipo de plantas, também foi construído um suporte para produção de morangos com recurso a canas visto existirem na região. O processo de compostagem fornece o composto necessário para a produção. Este projeto faz parte da triologia agrícola da escola: canteiro aromático/horta biológica/estufa e tem como objetivo principal, ser alargado à comunidade de Eco-Escolas do Concelho de Marco de Canaveses.

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  • “Vamos reciclar…plantar…cuidar…para as crianças no jardim de infância brincarem”

    Nos últimos três anos temos vindo a tomar consciência do local onde nos encontramos. Um sítio muito bonito, com espaços exteriores muito degradados (exteriores ao edíficio da escola e exterior à escola). Assim iniciámos um trabalho árduo com a autarquia, junta de freguesia, agrupamento de escolas, associação de pais e comunidade. Com ajuda de todos e a persistência das educadoras, o trabalho das crianças das assistentes operacionais e de todos os parceiros temos alterado o espaço exterior, embelezando-o de forma natural, tendo sempre em atenção o ambiente e proporcionando às crianças vários espaços alternativos para usufruirem nos tempos livres. Com a implementação da Brigada Verde, crianças que diariamentre supervisionam a escola e o seu exterior, verificámos que ainda há um espaço desertificado que apenas serve de esconderijo e de correria das crianças. Então decidimos colocar mãos à obra e fazer plantações nos canteiros. Porém estas estavam sempre estragadas devido à bola, pois o campo de futebol situa-se em frente ao espaço. Então numa reunião com todos os parceiros foi sugerido que arranjasse-mos aquele espaço. Com bancos de madeira e plantação de plantas trepadeiras para fazer sombra, a colocação de um quadro de ardósia reaproveitado de uma escola, seria um bom espaço para as crianças brincarem, lancharem e para todos os intervenientes educativos usufruirem como espaço de lazer, bem como os pais/EE e elementos da comunidade.

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  • Da chuva se faz rega!

    Foi transformado um silo de cimento numa cisterna para armazenamento de água pluvial. Esta cisterna está ligada ao sistema de descarga de água da chuva recolhendo-a. A capacidade útil da cisterna é de 30 metros cúbicos, o que diminui em cinco vezes a utilização da água retirada ao furo. Para além da água que não se retirar do furo, a poupança de corrente elétrica é assinalável, uma vez que a água passa da cisterna para o depósito de rega por gravidade, enquanto que a a bomba que remove a água do furo tem uma potência considerável. Este sistema passou a integrar o Centro de Interpretação das Manteigadas (CIAM), passando a constituir mais um dos postos de sustentabilidade, chamando a atenção dos jovens entre os 7 e os 12 anos para a necessidade de utilizar o melhor possível esse recurso tão precisos que é a água potável.

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  • Lixo no Lixo por uma ESCOLA + limpa

    Apesar das várias atividades que a escola tem realizado ao longo dos anos de sensibilização para a separação dos resíduos. Ainda se vê resíduos nos ecopontos errados e no chão tanto no recinto escolar como nas zonas envolventes à escola (situação diagnosticada quando se fez a auditoria ambiental). Assim o conselho eco-escola em conjunto com a Associação de estudantes irá realizar diversas atividades de modo a colmatar esta situação. - Criação de um grupo de alunos (BRIGADA VERDE ECB) que durante os intervalos (recinto escolar e zonas envolventes) chamará a atenção dos alunos que não colocam o lixo nos caixotes ou nos ecopontos. - Recolha do lixo que está no chão pela BRIGADA VERDE ECB de modo a sensibilizar toda a comunidade educativa para este problema. - Ações informativas sobre separação de resíduos.

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  • A Horta dos Amigos do Amor de Minhoca

    Apresentação da Ideia: Requalificar um espaço desativado da Autarquia e dinamizá-lo com as crianças, ao longo do ano letivo, de forma a sensibilizá-las e educá-las no sentido de uma vida mais saudável, no que se refere a :
    -Respeito pelo meio ambiente
    -Agricultura Biológica
    -Cooperação/convívio com família da comunidade com rendimento de inserção social
    -Disfrute de brincadeiras em espaços naturais
    Objetivos:
    -promover o desenvolvimento sustentável
    -Fomentar boas práticas ambientais
    -Sensibilizar/educar as crianças, educadoras, assistentes operacionais famílias e comunidade em geral para  a preservação do meio ambiente
    -estimular o interesse das crianças, através da paticipação ativa
    -Dar às crianças a possibilidade de observar/experimentar situações várias relacionadas  com a flora da nossa região
    -Incentivar à agricultura biológica
    -Sensibilizar para uma alimentação saudável
    -Proporcionar a partilha de saberes
    -Dar vida e alegria a um espaço natural
    -Proporcionar momentos de convívio e lazer
    Descrição do projeto:
    Diagnóstico-Visita ao local para identificar necessidade e potencialidades.
    Encontrar parceiros:Contatar entidades/instituições para o financiamento do projeto e dinamização das atividades.
    Dinamização: Realizar atividades de acordo com os objetivos propostos.
    Envolvimento dos alunos:
    -Envolver as crianças através da ações se sensibilização, histórias, canções, dramatizações, pesquisas e atividades práticas na horta.
    -Envolver ativamente as crianças nas sementeiras/plantações.
    -Registar/Avaliar as atividades desenvolvidas.
    -Manutenção do espaço.
    Atividades:
    -Limpezas periódicas
    -Identificar o local com o nome do projeto
    -Ações de sensibilização ambiental com a técnica da Autarquia e da Terra Preservada
    -Observar e identificar a flora do local, organizar e dinamizar oficinas dos sentidos
    -Construção de um compostor
    -Sementeiras de ervas aromáticas
    -Sementeiras de feijões, favas, ervilhas, alhos...
    -Plantação de alfazema e alecrim
    -Plantação de árvores de fruta
    -Plantação de couves, cebolas, tomates, batatas, pimentos, alfaces, morangos...
    -Partilhar momentos/saberes de uma família da comunidade que ao longo do ano vá semeando/plantando/colhendo juntamente com as crianças
    -Colocação de ninhos e comedoros para aves,feitos com material reciclado
    -Recolha de água da chuva
    -Colocação de contentor para p lixo
    -Requalificação de uma estufa
    -Construção de uma tenda para brincadeiras
    -Confeção de sopas, saladas...
    -Atividades livres
    -Colocação de um espantalho
    -Jogos lúdico-pedagógicos
    -Momentos de poesia, dramatizações, histórias, canções
    -Piqueniques
    Recursos:
    Humanos-Educadoras, crianças, assistentes operacionais, técnicas da Autarquia e Terra Preservada, pais e família da comunidade.
    Materiais-Sacos do lixo, contentor do lixo, tintas, telas, rede de sombra, plástico cristal, sementes, árvores, adubo orgânico, sachos, enchadas, tesoura de poda, vassouras de jardim,
    Calendarização:
    Ao longo do ano letivo
    Fase em que se encontra o Projeto: O projeto já se iniciou no mês de setembro, início das atividades letivas, e irá decorrer até final do ano letivo e permanecer em anos futuros.
    Custos previstos:
    400,00€ (quatrocentos euros)
    Formas de colaboração e financiamento:
    -Apoio técnico da cooperativa Terra Preservada, no âmbito das sementeiras de ervas aromáticas.
    -Apoio técnico da Autarquia com formação da técnica, colocação de terra, recolha de resíduos e mão de obra.
    -Apoio de uma família da comunidade, inscrita no rendimento de inserção social,  com mão de obra e ensinamentos sobre cultivo
    -Apoio da JUnta de Freguesia de S. Pedro com verba a destinar, para compra de sementes...
    Formas de Avaliação:
    -Após cada atividade, com máquina fotográfica, videos, conversas de grupo, ficha de avaliação, grelhas de regist...
    -No final de cada período.
    Anexos:
    -Relatório final
    -Grelhas de registos
    -Desenhos/pinturas
    -Fichas de avaliação
    -Fotografias
    -Videos
    -Registos coletivos/individuais
    -Divulgação/informação/sensibilização  através do Jornal local, blogue eco escolas, jornal do AEG
    -Distribuição de panfletos à comunidade

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  • Floresta na escola

    A nossa escola tem uma envolvente florestal que não se encontra catalogada, quer ao nível da fauna, quer da flora. Por outro lado necessita de uma intervenção de forma a ser melhorada pois está "abandonada".  Para além da floresta também temos um lago com algumas espécies de peixes. O nosso objetivo é catalogar as espécies existentes na escola, introduzir um maior número de espécies autóctones, a manutenção do lago da escola. Com estas atividades pretendemos que os alunos adquirem uma maior responsabilidade  e consciencia ambiental, participando neste projeto de intervenção local.

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  • Brigada Verde - Brigada Operacional da Reciclagem

    Dinamização de uma  “Brigada Operacional de Reciclagem”, criada no ano letivo 2009/2010. Esta brigada é formada por alunos da Escola Básica de Canidelo com o principal objetivo de tornar a escola mais limpa. Atividades: - Criação de pequenas equipas de limpeza dos espaços exteriores da escola; - Dinamização de atividades que promovam a reciclagem (ateliers); - Embelezamento dos espaços exteriores; - Divulgação das regras de conduta face à preservação do meio ambiente, com trabalhos realizados pelos alunos; Objetivos: · Sensibilizar a Comunidade Educativa para a importância da Reciclagem e preservação do Espaço-Escola; · Embelezar os espaços exteriores da Escola; · Promover atividades que fomentem o gosto pela Escola; · Ocupar os Tempos Livres; · Diversificar as ofertas de actividades extracurriculares na Escola; · Promover  a capacidade de relacionamento interpessoal; · Promover a aquisição de regras; · Promover o Trabalho em Equipa; A Brigada Operacional de Reciclagem tem a intenção de fazer a sua intervenção, durante os intervalos letivos, junto da comunidade educativa, sempre com o objetivo de educar para a importância da Reciclagem e preservação do Espaço-Escola. Cada turma será convidada a participar, com um pequeno grupo de alunos.  Será feita uma calendarização semanal dos intervalos letivos onde as equipas (turmas) da brigada estarão distribuídas de acordo com a disponibilidade de horário.  Esta ação será monitorizada de forma a responsabilizar as diferentes equipas. Para além da preservação dos espaços exteriores a brigada também irá dinamizar atividades que promovam a reciclagem. A totalidade dos alunos participantes são 107 alunos.

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  • Brigadas Verdes

    criação de gupos de alunos (equipas Brigadas Verdes), vigilância/

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  • Querido, mudei a escola com plantas endémicas

    A nossa escola sofreu obras de construção e remodulação há relativamente pouco tempo, nomeadamente, a construção do Edifício II (Pré-Escolar e 1º Ciclo) e a construção da manga de ligação do Edifício I (2º, 3º Ciclo e Secundário) ao Edifício II. Achamos que, para além da construção da infraestrutura física em si, é importante criar, ao redor da escola, mais espaços verdes para harmonizar o ambiente escolar. Daí que, o nosso projeto Brigada Verde "Querido, mudei a escola com plantas endémicas" vem contribuir para a realização do nosso sonho, em ter uma escola inserida num espaço mais verde, mais natural, mais próximo da natureza. Todas as plantas e árvores são importantes, mas o nosso projeto contará somente com plantas e árvores nossas, ou seja, endémicas do Arquipélago dos Açores. Pretendemos criar e recriar espaços verdes, em vários pontos da escola, quer no edíficio I (2º, 3º ciclos e secundário), quer no edifício II (Pré e 1º ciclo). Depois de plantadas, os alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos irão elaborar, com a colaboração dos professores de EVT, placas a identificar a planta/árvore, quer com a denominação cientifica em latim, quer com o nome que tradicionalmente estamos habituados a ouvir dos nossos pais e avós.

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  • Querido, mudei a escola com plantas endémicas

    A nossa escola sofreu obras de construção e remodulação há relativamente pouco tempo, nomeadamente, a construção do Edifício II (Pré-Escolar e 1º Ciclo) e a construção da manga de ligação do Edifício I ao Edifício II (2º, 3º Ciclo e Secundário). Achamos que, para além da construção da infraestrutura física em si, é importante criar, ao redor da escola, mais espaços verdes para harmonizar o ambiente escolar. Daí que, o nosso projeto Brigada Verde ""Querido, mudei a escola com plantas endémicas"" vem contribuir para a realização do nosso sonho, em ter uma escola inserida num espaço mais verde, mais natural, mais próximo da natureza. Todas as plantas e árvores são importantes, mas o nosso projeto contará somente com plantas e árvores nossas, ou seja, endémicas do Arquipélago dos Açores. Pretendemos criar e recriar espaços verdes, em vários pontos da escola, quer no edíficio I (2º, 3º ciclos e secundário), quer no edifício II (Pré e 1º ciclo). Depois de plantadas, os alunos do Pré-escolar, 1º e 2º ciclos irão elaborar, com a colaboração dos professores de EVT, placas a identificar a planta/árvore, quer com a denominação cientifica em latim, quer com o nome que tradicionalmente estamos habituados a ouvir dos nossos pais e avós.

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  • Brigada Verde- Os protectores

    - Brigada Verde- Os Protectores são responsáveis pela recolha e limpeza dos nossos espaços exteriores. Os grupos são convidados a sair das salas e percorrer o recinto da instituição recolhendo o lixo que se encontra no chão e no final o lixo e separado segundo as cores dos ecopontos. Para esta actividade é-lhes fornecido luvas e roupa adequada.

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  • STAFF NATURA

    A nossa Escola fica no complexo escolar do Colégio das Caldinhas e como tal possui um grande bosque e uma quinta. A turma do 1º ano do curso Técnico de Multimédia, juntamente com a sua diretora de turma, pensaram e planearam algumas atividades para atingirem os objetivos propostos. Com a ajuda da direção pedagógica da escola e do Colégio o STAFF NATURA (25 alunos e a professora responsável) vai levar a cabo várias atividades de reparação, divulgação e sensibilização dos espaços verdes e dos bosques dos concelhos de S. Tirso e Vila Nova de Famalicão. A atividade principal será no bosque do Colégio.

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  • "Monforte Verdejante"

    Em parceria com a Câmara Municipal de Monforte, o Clube de Ambiente da Escola e os alunos de 3º ciclo envolvidos no projeto, promoverão uma ação de sensibilização ambiental com a florestação de uma área urbana no concelho.

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  • Lixo para o chão, não!

    - os alunos da turma são divididos em grupos (brigadas); - cada brigada será responsável por uma zona da escola (espaços exteriores); - as brigadas de cada turma atuarão durante 45 minutos de CN/Oferta complementar; - os alunos estarão identificadas com crachás; - os alunos usarão luvas e sacos plásticos para recolher os resíduos nos espaços exteriores da escola; - no final da atividade deverão fazer a separação dos resíduos e colocá-los nos respetivos eco-pontos; - deverão colocar o lixo comum no caixote correspondente; - os materiais necessários (luvas, crachás e sacos) são recolhidos pelo professor junto da Nolinha, antes da aula.

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  • Por uma Graça mais Verde

    O projecto consiste em criar uma comissão de alunos que, de uma forma ativa realizem uma intervenção direta na comunidade local, a fim de consciencializar para a necessidade da mudança de comportamentos na defesa e preservação do ambiente, promovendo a cidadania e solidariedade. Os alunos serão formados em grupos de 2 a 6 elementos e irão realizar ações de intervenção comunitária de diferentes tipos.

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  • EHTdouro-Lamego verde

    O projeto divide-se em quatro temáticas: Resíduos: grupo da brigada verde que fica encarregue da reciclagem; Biodiversidade: grupo que fica encarregue pela limpeza da mata da escola e de alguns locais no concelho de Lamego Horta: grupo de alunos que mantém a horta biológica Foto e Vídeo reportagem: grupo de alunos que farão reportagens fotográficas e de vídeo acerca dos locais poluídos e a preservar da escola e do concelho

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  • Elementos de água da EPACSB...sua história e biodiversidade!

    O projeto visa recuperar os elementos de água existente no espaço da escola e o espaço envolvente, como forma de potenciar ainda mais a requalificação urbana das margens do rio Ave, em particular o percurso dos frades. Permite também complementar o conjunto de trilhos temáticos já anteriormente criados na escola. Os vários elementos de água existentes na escola, fontes e taça foram no tempo do mosteiro beneditino alimentadas pelo Rego dos Frades, que trazia água da nascente do rio Leça, por gravidade, até às margens do rio Ave, a recuperação desta memória é também um dos objetivos do projeto. Estas fontes e chafarizes são obras esculpidas em pedra, com uma História que se foi esquecendo e que agora procuraremos recuperar e divulgar juntamente com a identificação da vegetação envolvente que nos permite interpretar o seu enquadramento ecológico. A realização do projeto permitirá promover o envolvimento da população de Santo Tirso e dos alunos da Escola com a sua história, a preservação das obras de arte do passado e a preservação do ambiente envolvente.

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  • Reflorestar a minha freguesia

    Plantação de "Quercus", fornecidos por viveiros, em vários locais da freguesia.

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  • Reflorestar na Mata Municipal

    Plantação de "Quercus", fornecidos por viveiros, em vários locais da Mata Municipal, ocupando nichos libertados pela cada de espécimes durante a intempérie de janeiro.

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  • BV do 4ºC

    A nível de sala de aula, os alunos da turma 4º C do Centro Educativo da Pampilhosa, têm vindo a ser sensibilizados pela professora da turma para a necessidade de separar o lixo produzido diariamente por esta turma, com o objetivo de facilitar à professora o seu transporte para um ecoponto distante, uma vez que a escola não dispõe deste meio no exterior ou nas suas imediações. A partir desta situação real e no âmbito do projeto Eco-escolas, elaborou-se um subprojeto a ser desenvolvido pela turma do 4º C do Centro Educativo da Pampilhosa, com o grande objetivo de levar os alunos a desenvolver uma ação com vista à participação no projeto acima citado, com interesse a nível, não só da escola, mas também da comunidade envolvente, realizando um conjunto de atividades integradoras das competências textuais a desenvolver neste ano de escolaridade, através da escrita de de textos e outros trabalhos com uma finalidade objetiva para os alunos participantes: a colocação de um ecoponto no exterior da escola pelas entidades responsaveis. Problema identificado: Não há ecoponto no exterior da escola nem nas suas imediações. Como consequência, todo o lixo produzido na escola vai para o contentor do lixo normal, não havendo, assim, incentivo para a sua separação.

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  • Os ecomosqueteiros

    Serão este alunos a fazerem um motorização dos recursos existentes na escola e aplicarão as atividades propostas no plano de ação.

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  • Eco_Topo_ Brigada dos Miniverdes

    Desde cedo que é importante transmitir às crianças de tenra idade, a necessidade e o benefício de cuidarmos do meio ambiente que nos rodeia, além de que, ao tratarmos do nosso jardim estamos a contribuir para o enriquecimento paisagístico do local onde vivemos, bem como para a conservação da biodiversidade tanto da fauna como da flora local. Uma vez que a nossa escola tem muito espaço verde com necessidade de manutenção, foi proposto aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo para a implementação de um jardim de plantas endémicas bem como de espaços ajardinados com flores e outras plantas ornamentais. Para incentivar à maior frequência da prática de recolha seletiva, este grupo de alunos dinamizarão campanhas de recolha seletiva junto da comunidade civil, bem como de óleos alimentares usados.

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  • Eco_Topo Brigada Júnior

    Como ainda são notórios velhos hábitos de depositar lixo para as encostas marítimas e ribeiras, a Brigada Júnior do Eco-Topo tem como desafio a divulgação para as práticas corretas e sustentáveis para diminuir o impato que as “más” ações têm na paisagem da Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Ilhéu do Topo e de Gestão de Recursos da Costa Nordeste da ilha de São Jorge, bem como para a mudança de atitude dos habitantes locais.

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  • iTEC em Saboia - investigar e divulgar o nosso património natural

    Este projeto surge no âmbito da participação da escola no projeto iTEC (Innovative Technologies for an Engaging Classroom), em que foi proposto o desenvolvimento de uma história de aprendizagem “Os alunos concebem um produto que responda a interesses da comunidade”, no cenário: Observação e conceção: “Visualização da superfície do planeta”, estando envolvida a docente de Ciências Naturais , tendo sido selecionada uma turma do oitavo ano. Em resumo, neste projeto os alunos georreferenciaram 3 percursos pedestres na região, efetuando saídas de campo para a “observação documentada” contando com a participação de colaboradores externos (entidades e agentes locais) que consideradas partes interessadas no produto. O produto final foi divulgado na escola e comunidade através de blogues, página da escola e das entidades interessadas, assim como dos veículos de comunicação associados ao iTEC. De referir que o projeto foi apresentado na DGE no passado dia 27 de fevereiro a uma plateia que contou com a presença do Diretor Geral, da Fernando Egídio Reis, professores representantes de várias escolas do país para além dos coordenadores do projeto iTEC. Os Temas abordados foram: Diversidade de Ecossistemas – aspetos característicos de ecossistemas ribeirinhos, costeiros e do montado; Áreas Protegidas em Portugal – importância para a preservação do património natural

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  • " Os Verdinhos"

    Equipa de monitorização das boas praticas ambientais : 4 elementos. As crianças do jardim de infância, nos intervalos , devidamente identificados com um colete "Os verdinhos" e símbolo da eco. escola", ajudarão os colegas a fazer a separação correta dos resíduos do lanche. No fim do lanche irão, acompanhados de um adulto, levar os resíduos já separados aos ecopontos situados ao pé da escola. As crianças do 2º ano turma B, também em grupos de 4 elementos, farão o mesmo procedimento à hora de almoço com os resíduos do almoço na cantina da escola.

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  • Brigada Verde Santa Clara

    - Criação de um conjunto de regras de conduta sobre resíduos, água e energia a apresentar a comunidade escolar. - Criação de 2 equipas de 3 elementos que fiscalizarão desperdícios de água e electricidade Estas equipas procedem a fiscalização da comunidade educativa no que respeita a resíduos pelo chão e mal colocados nos ecopontos. - Serão registadas as infracções observadas em caderno criado para o efeito. Quanto um elemento da comunidade for indicado 3 vezes, será convocado a participar em acções de limpeza do espaço escolar, num intervalo a definir. - Esta aplicação de medida será registada em quadro no placard Eco-Escola. - As turmas com mais elementos indicados no quadro deverão ser sujeitas a formação especifica sobre as lacunas identificadas.

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  • Amigos do Ambiente

    Este projeto visa sensibilizar para os problemas ambientais e a necessidade de preservar a natureza. Mais uma vez, requeremos um espaço físico que esteja permanentemente disponível a toda a comunidade escolar, bastando para isso requisitá-lo. Responsabilizam-se os seus utilizadores pela manutenção do local. Neste espaço será exposto cartazes de atividades intra e extra escola relacionadas com meio ambiente, serão elaborados e guardados projetos ilusivos a diferentes atividades e ainda estarão disponíveis jogos, concursos, e.o. Pretendemos criar um espaço lúdico-pedagógico em que de uma forma descontraída a comunidade escolar possa aprender mais acerca de hábitos ecológicos e a forma de perseverar o meio que nos rodeia. Os Professores responsáveis pela dinamização do espaço estarão com os alunos inscritos no clube uma vez por semana, em horário a definir. Neste horário será feita a planificação e concretização das atividades a realizar, nomeadamente a manutenção da horta pedagógica. Pretende-se também desenvolver atividades para o exterior, divulgar alertas e práticas ambientais.

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  • Projeto" Observar,Pensar e atuar"

    Ao Centro de Atividades Ocupacionais São Vicente compete a estimulação e desenvolvimento das capacidades das pessoas com necessidades Especiais, bem como a facilitação da sua integração social, a fim de haver uma valorização pessoal destes jovens. Com o intuito de fazer um trabalho benéfico para o meio envolvente e dando a conhecer o nosso serviço, preconiza-se realizar a limpeza e manutenção dos jardins no Sitio do Rosário e do Loural, concelho de São Vicente, seguindo técnicas especificas, adaptadas à realidade de concretização dos utentes e promovendo o desenvolvimento das suas capacidades.

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  • De pedrinha em pedrinha o planeta caminha!

    Os alunos procederão à recolha de pequenas pedras que serão posteriormente decoradas pelos mesmos com imagens e ou palavras alusivas ao ambiente; Posteriormente, as pedras decoradas serão distribuídas pelas crianças por todas as instituições locais e outros serviços de utilidade pública (Câmara Municipal, Centro de Saúde, Juntas de Freguesia, Supermercados, Centro de Informação Turística, Aquário da Madeira, Centro de Ciência Viva etc...) que serão convidadas a encontrar para a pedra que receberem uma qualquer funcionalidade que permita a sua constante exposição ao público (pisa papéis, elemento decorativo etc). Todas as pedras decoradas serão expostas durante uma semana no estabelecimento de ensino e distribuídas às instituições no dia 5 de junho (Dia Mundial do Ambiente). Posteriormente, para permitir uma maior abrangência do projeto, será dinamizado um ateliê criativo de pintura de pedras, extensivo a toda a comunidade local e a ter lugar durante um evento público do concelho do Porto Moniz (Feira Agro-Pecuária do Porto Moniz-dias 28, 29 e 30 de junho). Durante o referido evento, todos os interessados serão convidados a pintar a sua própria pedra e levar consigo uma mensagem ecológica/ambiental.

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  • Escola Endémica

    A nossa escola situa-se na freguesia de Prainha e amalga alunos das freguesias de Prainha e de Santo Amaro. São duas pequenas freguesias do concelho de São Roque do Pico, ilha do Pico Açores, onde ambas perfazem um total de cerca de 800 habitantes. Pretendemos, com o projeto Brigada Verde "Escola Endémica", criar um espaço verde no terreno/jardim em frente à escola, que atualmente está em relva, a fim de harmonizarmos o ambiente escolar, em ter uma escola inserida num espaço mais verde, mais natural, mais próximo da natureza. Todas as plantas e árvores são importantes, mas o nosso projeto contará somente com plantas e árvores nossas, ou seja, endémicas do Arquipélago dos Açores. Depois de plantadas, os alunos do Pré-escolar, 1º ano, 2º ano e 3º ano (não há alunos do 4º ano) irão elaborar, com a colaboração da professora titular e do coordenador ecoescolas, placas a identificar a planta/árvore, quer com a denominação cientifica em latim, quer com o nome que tradicionalmente estamos habituados a ouvir dos nossos pais e avós.

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  • PRESERVAR O AMBIENTE É A NOSSA MISSÃO

    Com o desenvolvimento deste projeto pretendemos sensibilizar toda a comunidade educativa para os problemas ambientais e a necessidade de preservar a natureza e os recursos.Alertando-os que devem ser cidadãos atuantes e ativos e que cada um dos seus atos tem repercussões à escala global. Todas as semanas e durante as sessões do clube (Saúde e Ambiente) os elementos do clube realizarão atividades, elaborarão materiais, distribuirão materiais, farão campanhas de sensibilização dentro e fora da escola, dinamizarão concursos, entoarão canções, dramatizarão peças teatrais, organizarão passeios pedestres para toda a comunidade, promoverão ações de sensibilização, realizarão a manutenção do espaço ajardinado da escola,... Pretendemos, ainda, organizar um encontro com as diversas escolas do concelho onde cada uma demonstrar as atividades realizada em prol do ambiente. De salientar que possuímos um placard informativo e divulgativo, localizado em local nobre da escola, que está em constante renovação.

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  • Lixo no chão é que não!

    Participar na manutenção e limpeza dos espaços exteriores da escola e do espaço verde que se encontra à entrada da unidade educativa cuja limpeza é da responsabilidade da autarquia. Pretende-se dinamizar uma equipa de voluntários que, ao longo do ano letivo, participem na gestão da sua sustentabilidade. É nosso objetivo, através do exemplo, sensibilizar a comunidade educativa e população em geral no sentido da manutenção asseada dos espaços comuns, pois estes proporcionam-nos uma vida mais saudável. Periodicamente, efetuaremos a recolha de resíduos no espaço publico mencionado procedendo posteriormente à sua separação e depósito nos ecopontos que encontram em frente colocados em frente à unidade educativa. A brigada verde, para além dos elementos da comunidade escolar, tem o objetivo de sensibilizar os alunos da escola Secundária Inês de Castro que têm a sua entrada ao lado da nossa e que por hábito deitam todo o tipo de resíduos para o chão, para a mudança de atitude perante os espaços públicos.

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  • BELAS EM MOVIMENTO

    Iremos construir três percursos (um já se encontra construído e realizado, faltando apenas as indicações no terreno) pedestres na freguesia de Belas. Terão os seguintes nomes: Percurso 1 - "À Descoberta da Venda Seca", Percurso 2 - "Belas e os seus Tesouros Ancestrais" e Percurso 3 - "Um pulo da Fonteireira ao Aqueduto". Estes percursos serão realizados em dois moldes: A - a APEEB1F promoverá e realizará dois momentos de realização do percurso com acompanhamento de técnicos/guias onde será explicado e dinamizado os aspetos culturais e ambientais do percurso; B - a APEEB1F deixará no terreno as placas sinalizadoras construídas para identificar o trajeto e que contemplará informação sobre os aspetos culturais e ambientais do percurso e que o comum cidadão pode em familia ou em grupo, concretizá-lo no dia a dia;

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  • Eco-Torga

    Realização de uma Oficina Criativa onde se pretende pôr em prática a redução, reutilização e reciclagem dos materiais utilizados no dia-a-dia.

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  • Limpando a Escola

    Envolver os alunos do 5º, 7º, 8º, CEF e PIEF na limpeza da Escola. A zona exterior da Escola é dividida, ficando cada turma responsável pela limpeza de uma zona. No dia da atividade, em data e horário estipulado, os alunos dirigem-se às suas salas, onde deixam as mochilas e, acompanhados pelo(s) seu(s) professor(es), dirigem-se à zona de apoio. Neste local encontram-se professores que dão às turmas o guião da atividade, o questionário para preencherem e o material disponibilizado (luvas, pás, vassouras, sacos para o lixo e/ou outros). Com os materiais disponibilizados, cada turma, acompanhada pelo(s) respetivo(s) professor(es) dirige-se à sua zona (de acordo com o mapa). Durante a limpeza, os alunos não deverão ir para as outras zonas. O delegado e subdelegado ficam responsáveis por preencher o questionário e, com a supervisão do(s) professor(es), inspecionar a zona. Quando se certificarem que a zona está limpa, a turma deverá, acompanhada pelo(s) professor(es), entregar o questionário, os materiais disponibilizados e o saco com os resíduos que deverão ser separados e colocados em sacos maiores na zona de apoio, lavar as mãos e, posteriormente, dirigir-se à respetiva sala onde irão continuar a atividade letiva.

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  • [RE]encanto das cores e dos sentidos

    O local de estudo situa-se no Concelho de Oliveira de Azeméis, freguesia de São Roque, e ocupa uma área de aproximadamente 12600m2 e encontra-se limitado a Noroeste e Sueste por duas linhas de água, a Nordeste por uma série de equipamentos urbanos - Junta de Freguesia de São Roque, Cemitério, Centro de Dia e Centro de Saúde- e a Sul por uma via municipal (Rua Eça de Queirós). O atual espaço está caracterizado no PDM como “área a consolidar”. O projeto, realizado em parceria com a Junta de Freguesia de São Roque, consiste na coloração de uma das partes deste jardim, através da criação de uma horta comunitária e de um canteiro de ervas; para o efeito serão plantadas algumas espécies hortícolas pouco exigentes em manutenção e adaptadas ao local, bem como, ervas aromáticas, de modo a criar um espaço natural. Para a concretização desta horta será necessário a participação ativa e voluntária de familiares dos alunos envolvidos no projeto, de residentes locais, alunos, professores e assistentes operacionais. Entre os residentes locais privilegiar-se-ão as famílias carenciadas que habitualmente recorrem ao apoio do Centro Social instalado na Junta de Freguesia de São Roque. Pretende-se que os produtos originários desta horta sejam usados para consumo da comunidade nomeadamente das famílias carenciadas e também na cantina da escola onde esta se integra. A atual área de intervenção apresenta uma série de potencialidades que merecem ser exploradas, a saber: - linhas de água (ecossistema ribeirinho), com possibilidade de plantação de espécies autóctones de grande valor paisagístico e importância na fixação de diversas espécies da fauna selvagem; - distintos espaços com diferentes ocupações que sirvam toda a população da freguesia. Estes ecossistemas são elementos fundamentais da paisagem e dos mais importantes em termos de conservação da flora e fauna. Apresentam um dinamismo e complexidade própria e uma elevada capacidade de suporte de populações vegetais e animais. Algumas destas populações estão inteiramente dependentes destes biótopos e, por isso, apresentam um elevado valor em termos de biodiversidade. Para a recuperação deste ecossistema e para o melhor enquadramento paisagístico, propõe-se o reforço da vegetação através da plantação de espécies mais adequadas como, por exemplo, amieiros (Alnus glutinosa), freixos (Fraxinus excelsior) e choupos (Populus sp.). Tendo em atenção a capacidade de sustentação e o gradiente de humidade do solo, propõe-se organizar a vegetação de forma a que a primeira linha junto ao rio seja ocupada por amieiros, seguindo-se os freixos e, por último, os choupos. Propõe-se ainda que toda esta composição seja complementada com espécies arbustivas como, por exemplo, aveleiras (Corylus avelana), loureiros (Laurus nobilis) e salgueiros (Salix atrocinerea). Em fase posterior serão colocadas diversas caixas-ninho para pássaros nas árvores, de modo a incentivar a nidificação das aves no local.

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  • "Participar para Agir"

    Este projeto pressupõe mudança de atitudes quer em casa quer no espaço escolar, sendo a sensibilização feita pelas crianças, nas famílias, mais eficaz. A partir de actividades lúdicas/pedagógicas, os alunos assumem responsabilidades que transmitem com empenho, cumprindo-as e divulgando-as. Neste sentido o projecto contempla a reutilização de materiais que toda a comunidade guarda, diminuindo os resíduos para a decoração de diversos trabalhos no âmbito da comemoração de épocas festivas e dias assinaláveis (São Martinho, Logotipo do Eco-escolas, Natal, Carnaval, Páscoa, Dia da Biodiversidade, Dia da Terra...). Integrando conteúdos curriculares, a construção de uma árvore gigante com dobragens de várias espécies animais e vegetais é mais uma actividade que envolve toda a comunidade educativa. A criação de uma "Brigada Verde" para supervisão dos espaços escolares e registo dos resíduos encontrados e elaboração de um inquérito pelos alunos e sua aplicação a cerca de 500 famílias, pretende alterar atitudes e comportamentos em casa relativamente à água, energia e resíduos. Recorrendo à Câmara Municipal realizar-se-á uma palestra a toda a comunidade educativa acerca do tipo de construção e equipamentos do edifício escolar uma vez que, foram tidas em conta, condições de sustentabilidade ambiental. Como forma de avaliar a implementação deste projecto proceder-se-á a uma Auditoria/levantamento dos resultados obtidos nas atividades desenvolvidas.

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  • A Pegada das famílias venadenses

    Ao longo do 1.º período os alunos(Brigada das Pegadinhas) fizeram uma pesquisa sobre " O que é a Pegada Ecológica?", "Como se calcula?" e formas de a reduzir. Após a pesquisa elaboraram um questionário que, no mês de janeiro, distribuíram pelos agregados familiares. Com as respostas obtidas cada aluno calculou a pegada ecológica da sua família. Um grupo de alunos fez uma análise estatística de todos os dados recolhidos e preparou um PowerPoint. No dia 11 de abril, apresentou, através de uma mini-conferência, os resultados à comunidade escolar. Após análise dos dados, os discentes verificaram que a média da pegada ecológica das suas famílias era enorme devido ao fato de a maioria não fazer reciclagem. Ação de sensibilização por parte dos alunos: preparar um panfleto informativo sobre esse tema e distribuí-lo pelas famílias e comunidade local; elaboração e organização de uma exposição sobre recolha de resíduos no seu concelho e freguesia.

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  • EcoTeen

    O projeto visa envolver os alunos na criação e divulgação de vários recursos com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade para questões como o ambiente e a sustentabilidade, contribuindo para a criação de hábitos de consumo sustentável. Ao longo do projeto os alunos criarão os referidos recursos, recorrendo às tecnologias de informação e comunicação e serão responsáveis pela divulgação dos mesmos em diversas redes sociais. Para além da divulgação dos trabalhos, os alunos procurarão também, recorrendo a ferramentas web 2.0, obter a participação dos outros alunos da comunidade escolar. O projeto será também divulgado na escola, quer através da elaboração de cartazes de sensibilização e divulgação da presença do EcoTeen nas redes sociais, quer através da divulgação de apresentações eletrónicas sobre esta temática em locais estratégicos da escola (procurando-se, assim, reduzir ao máximo a utilização do papel como veículo transmissor de informação e privilegiando-se o formato digital). As diferentes ações serão publicadas online podendo ser consultado como ponto de partida o site http://about.me/eecoteen

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  • Repensar O Verde

    Com este projeto procura-se sensibilizar toda a comunidade académica da ESTeSL para as questões da sustentabilidade e da educação ambiental, através da requalificação dos seus espaços verdes, pretende-se sentir a escola não só como um espaço de referência para o conhecimento mas também como um local de pertença e bem estar. Pretende-se apelar à cidadania para o desenvolvimento desta atividade, recorrendo a toda a comunidade académica da ESTeSL e a outros parceiros para em conjunto dinamizar uma ação de limpeza e reorganização dos espaços verdes, reflorestação, identificação e classificação das espécies vegetais. Por forma a promover a eficiência hídrica (utilização das águas pluviais) e diminuir os custos associados à rega dos espaços verdes, pretende-se instalar um sistema de aproveitamento de águas pluviais. Para complementar, pretende-se promover ações de sensibilização na forma de palestras na área da educação ambiental.

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  • Movimento MAXIMIZA-TE!

    Este projeto consiste na organização /dinamização de ações de voluntariado com vista ao melhoramento dos espaços escolares, nomeadamente, os Jardins, a Sala de Aluno, o Refeitório, o exterior dos Blocos de Aulas, a Horta/Pomar Escolar, o Charco com Vida e a Esplanada de Primavera/Verão. Esta iniciativa terá como “ponto alto” o DIA DO VOLUNTARIADO em que a comunidade participará nestas ações de renovação dos espaços escolares. A intervenção prevista assentará nos princípios da Sustentabilidade Ambiental, pelo que, na medida do possível, serão reutilizados materiais, serão plantadas espécies autóctones, serão criadas condições para a redução dos níveis de ruído, serão efetuadas consultas técnicas com vista ao aumento da eficiência energética, será promovida a agricultura biológica com o aproveitamento das águas da chuva e implementação da compostagem.

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  • No verdinho é limpinho

    No inicio as brigadas recolhiam o lixo que existia no chão da Escola. Agora já raramente se veêm residuops no chão pois já se habituaram a colocar os residuos no Eco-ponto.

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  • "Reflorestando o nosso concelho"

    Este projeto surgiu devido ao tomar de consciência da importância da reflorestação da floresta da Madeira, que no verão anterior sofreu uma grande perda por causa dos incêndios, alguns naturais, outros por ação do Homem. O projeto, aqui enunciado servirá para despertar, nos mais novos, os seus deveres cívicos e ambientais, tentado educá-los para integrarem uma sociedade responsável e consciente dos problemas de sustentabilidade do planeta e proporcionar, nos mais velhos, uma possível mudança de mentalidades.

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  • Praia Limpa; Praia Saudável

    O projeto visa sensibilizar a comunidade para as questões da poluição e segurança no mar e na costa. Culminará no dia 5 de Junho numa ação que envolverá centenas de pessoas com o objetivo de limpar a praia. Durante esse dia realizar-se-ão ainda diversas atividades de sensibilização na praia.

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  • Escola Limpa

    Todas as turmas do 2º e 3º ciclo foram convidadas a participar no projeto. Foi elaborada uma calendarização para cada turma, de modo a não haver sobreposição das atividades e de forma a distribuí-las equitativamente ao longo do ano letivo. Cada turma deveria, nesse dia, na aula de Educação para a Cidadania e como seu DT, recolher o lixo espalhado pelos espaços escolares, com o auxílio das pinças de recolha de RSU disponibilizadas pela Câmara Municipal de Albufeira. No fim preenchiam um questionário sobre a atividade e refletiam sobre a quantidade de lixo recolhida.

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  • Brigada Verde - Caniço

    As brigadas foram constituídas pelos alunos das turmas dos 3.º e 4.º anos que previamente preparadas monitorizaram todos os espaços dentro da escola. Foram criadas várias equipas, tendo em conta, os temas ambientais e os espaços da escola para a recolha de dados; Após a recolha de dados, ouve um período de reflexão, sobre as medidas a tomar para melhorar a situação da escola.

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